Actigrafia é um exame clínico que mede durante vários dias detalhes do ciclo de vigília e de sono que todos nós temos. O aparelho, chamado actígrafo, é um smart watch mais estruturado, equipado para registrar a atividade motora da pessoa, e assim demonstra o tempo de repouso. De muito interesse é a demonstração da fragmentação do sono, quando despertares reduzem a eficiência do sono.
O actígrafo executa como se fosse uma polissonografia abreviada em amostragem, mas no ambiente de vida normal de cada pessoa, e por um longo período, até uma semana. Basta comparar como seria comparar um bebê dormindo em um laboratório de sono por uma noite, ligado a uma dezena de eletrodos e sensores, ou passando uma semana de vida normal em sua casa.
A actigrafia registra movimentos a cada minuto, num período mínimo de 72 horas. São três componentes principais: acelerômetro, processador e memória. O acelerômetro mede a movimentação, o processador calcula o nível de movimentação a cada intervalo de tempo e grava na memória. O dado registrado na memória é serve para análises do sono, de cronobiologia e de atividade física.
O aparelho utilizado na actigrafia, o actígrafo, se assemelha a um relógio, e pode ser usado em qualquer idade. O mais comum em nossa clínica tem sido em bebês, crianças e pessoas com obesidade. São registrados o tempo total de sono, tempo de vigília após início do sono, eficiência e latência do sono. Os termos utilizados para descrever os parâmetros correspondem aos da polissonografia, com a vantagem de a pessoa realizar o
exame em seu ambiente natural de sono, sem estar conectada a vários fios e sensores.
Os resultados são expressos em gráficos que expressam de maneira que qualquer um pode entender o que está acontecendo, e assim pode se sentir mais motivado e modificar seus hábitos e resolver o problema que o levou à consulta. Como é o costume de quase todas as pessoas, elas só fazem o que estão preparadas para fazer, e se organizam de suas próprias maneiras. A actigrafia permite que cada um estabeleça como quer resolver seu problema.
Dr Paulo Bittencourt