Créditos de imagem: www.balkaninsight,com.

Kolinda da Croácia, chamada Kolinda Grabar-Kitarovic desde que casou com Jakov Kitarovic, é presidente da Croácia desde os 46 anos de idade, em 2015. A primeira mulher e a mais nova pessoa a ser presidente ou primeiro-ministro. Eles tem Katarina de 17 anos e Luka de 15. O país é uma república parlamentar, parte das funções executivas são do primeiro-ministro. Ela nasceu em Rijeka, os pais tinham um açougue e um sítio neste porto do norte do Adriático, próximo à cidade do meu avô, Novi Vinodolski. Quando visitei e dormi na casa de meus antepassados, a pessoa que conversava comigo em inglês era a esposa de um primo meu, loira, linda, de fácil contato e inteligente como Kolinda, e já faz muito anos.

Kolinda da Croácia sempre foi inteligente, resiliente e dedicada. Fez intercâmbio e terminou o ensino médio em Los Alamos no Texas. Fez Faculdade de Letras -Espanhol e Inglês – em Zagreb e Escola de Diplomacia em Vienna. Tem mestrado, e está cursando doutorado em Zagreb. Foi Fullbright Scholar, a mesma bolsa de superdotados de Bill Clinton. Com esta e outras bolsas famosas estudou na George Washington University, na Johns Hopkins e em Harvard. Foi diplomata em Whashington e na ONU. Fala 8 línguas, inclusive Português.

Um dos motivos que ela pode ter pago suas despesas para ir à Copa do Mundo é que Kolinda da Croácia teve um problema quando Jakov usou um Fiat oficial para tarefas pessoais quando ela era Embaixadora da Croácia em Washington. Ela repos os gastos. não há outra mancha em sua história. Ela é católica romana, como quase todos os croatas. Algumas das fotos de biquini que existem na internet parecem ser dela, quando analisamos com cuidado o rosto e o corpo. Mas muitas são de uma modelo americana. Análise cuidadosa de muitas imagens disponíveis mostra que em Moscou ela estava em plena forma, enquanto Jakov estava acima do peso. Imagino que ela preferia estar na torcida em parte para ficar à vontade com ele.

Uma breve geografia e história da Croácia

https://en.wikipedia.org/wiki/Kolinda_Grabar-Kitarovic

Dr Paulo Bittencourt

Image courtesy of Dr. Paulo Bittencourt | Dimpna
Compartilhe este artigo: